quarta-feira, 5 de junho de 2019

PORTO SEGURO IN FOCO ESPECIAL INDEPENDÊNCIA DA BAHIA #independenciadabahia #maraquiteria #joanaangelica, mariafelipa #historiadecanudos #canudosba #antonioconselheiro #portoseguro #memorialdaepopéiadodescobrimento #centrohistoricodeportoseguro #fotosemportoseguro #fotografodeviagem #paparazzoporto #historiadobrasil #parquedodescobrimento #santacruzcabralia #bahia

DIÁRIO DO CORCOVADO 
AGREGANDO HISTÓRIA AO TURISMO
 
Olá me chamo José Lucena, (@diariodocorcovadooficial  @portoseguroinfoco) sou fotógrafo oficial do DIÁRIO DO CORCOVADO, e tenho como objetivo despertar no povo brasileiro o interesse pelas histórias do nosso país, contar as histórias que deram origem nossa cultura e aos lugares que visitamos,
 ADICIONAR O SABOR DA HISTÓRIA HISTÓRIA AO PRAZER DE VIAJAR PELO BRASIL.
PORQUE VALORIZAR TANTO, CULTURAS E HISTÓRIAS ALHEIAS SEM NEM SE QUER CONHECERMOS A NOSSA?
|Há mais de 1 década fotografando e entrevistando milhares de pessoas no ponto turístico mais visitado e representativo do nosso país, O CRISTO REDENTOR, no Rio de Janeiro, vejo com uma certa tristeza que os estrangeiros se interessam mais por nossa história que nós mesmos. 
Muitos leem livros antes de visitar o Rio de Janeiro e o Cristo Redentor e aqui chegam em MUITOS casos, muito mais informados que os próprios guias que os conduzem.
Hoje vivemos a febre dos selfies e das fotos extraordinárias pelas quais arriscam-se até a vida em uma necessidade exibicionista que se sobrepõe a história e importância do local visitado, entretanto uma coisa não se sobrepõe a outra; você pode e deve fazer fotos fantásticas em suas viagens, mas também pode voltar delas mais culto mais conhecedor da história do local que visitou e das pessoas que construíram aquele local  para que tantos pudessem desfrutar,  como é o caso do Cristo Redentor e do Pão de Açucar no Rio de Janeiro. Outros locais foram cenários de guerras e sofrimentos de tantos seres humanos que perderam suas vidas naquele local e merecem de nós o respeito de ao menos ler-mos sobre suas histórias.
Além do interesse pela história e sua preservação, deve haver também uma cobrança por informações em todos os pontos turísticos que visitamos exigindo-se do
 MINISTÉRIO DO TURISMO  e das SECRETÁRIAS DE CULTURA E TURISMO locais, mais empenho e melhor aplicação das enormes quantias que arrecadam e tão pouco fazem. 
JUNTE-SE À ESTE IDEAL E VAMOS AGREGAR HISTÓRIA AO NOSSO TURISMO!   

ME SIGAM, NO

@diariodocorcovadooficial
INSCREVAM-SE  TAMBÉM EM
DEIXEM MENSAGENS,
CRÍTICAS E SUGESTÕES... SERÁ GRANDE AJUDA!   LHES SEREI MUITO GRATO !
A PAZ DE CRISTO EM SUAS VIDAS


PORTO SEGURO BAHIAUM DESTINO TURÍSTICO APAIXONANTE E REVITALIZADOR
Localizada no extremo Sul da Bahia a cidade de faz parte da rota do descobrimento que compreendem as cidades do Prado, Santa Cruz
 Cabrália e Porto Seguro. 

Located in the extreme south of Bahia the city is part of the route of discovery that comprise the cities of the
Prado, Santa Cruz Cabrália and Porto Seguro.


A PASSING AND REVITALIZING PLACE 

Ubicada en el extremo sur de Bahía la ciudad hace parte de la ruta del descubrimiento que comprende las ciudades del
Prado, Santa Cruz Cabrália y Porto Seguro.


VEJA ABAIXO NESTA POSTAGEM:

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DO 
BRASI
***
**
*
GARDÊNIA CAVALCANTE NO CORCOVADO
***
**
*
HISTÓRIA DE CANUDOS BA


SALVE A INDEPENDENCIA DO BRASILParreiras O Primeiro Passo para a Independência da Bahia.png
 Apesar de ser comemorada em 7 de setembro de 1822, a independencia do Brasil  DE FATO só se deu mesmo quase 1 ANO DEPOIS... Em 02 de Julho de 1823 ou seja 11 meses depois.
ISTO É SE CONSIDERARMOS QUE A BAHIA E O NORDESTE FAZEM PARTE  BRASIL...

Pois bem naquela época, como ainda hoje, só se dava importância ao que acontece no sudeste, felizmente as coisas estão mudando e o Nordeste principalmente nos últimos 15 anos melhorou significativamente em todos os aspectos. Porém o resto do tempo sempre foi tratado como resto mesmo tendo sido o começo da civilização brasileira.
POR ISTO A INDEPENDÊNCIA DA BAHIA  E DO NORDESTE
é o que se pode considerar de verdadeira independência  do Brasil pois no famoso GRITO DO IPIRANGA AOS 7 DE SETEMBRO, os portugueses só foram expulsos do sudeste porém  na terra do descobrimento  continuaram mandando por quase 1 ano até que o povo baiano se uniu se revoltou lutou e EXPULSOU REALMENTE
 os portugueses do Brasil.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NÃO SE DEU SEM GUERRA!
Ao contrario do que a maioria de nós aprendemos na escola,
 O GRITO DA INDEPENDÊNCIA, não foi suficiente para libertar o Brasil e que diante de uma simples ameaça de 
"INDEPENDENCIA OU MORTE"
 os opositores bateram em retirada... Não foi bem assim, os portugueses resistiram na Bahia e em salvador deram-se as batalha mais sangrentas da independência.
O tenente-coronel Madeira de Melo fora nomeado pelo governo português em fevereiro de 1822 para exercer o cargo de comandante das armas na Província da Bahia. Este cargo havia sido criado pelas Cortes em decreto de setembro de 1821, como forma de restabelecer o controle militar do novo governo constitucional português sobre o Brasil, após o retorno do rei D. João VI para Portugal, em 26 de abril de 1821. De acordo com este decreto, o encarregado das armas nas províncias responderia unicamente perante as Cortes em Lisboa, sendo expressamente independente das Juntas Provinciais de Governo.
Assim sendo Madeira de Melo exige tomar posse como representante do governo de Portugal porém Pedro Guimarães se nega a dar posse.
O primeiro conflito deu-se no Forte de São Pedro, sede da região militar, numa disputa pelo comando do quartel, depois de conseguir tomar à força  Madeira de Melo autoriza os soldados portugueses praticarem destruição em Salvador, um dos episódios mais conhecidos, covardes  e violentos ocorre no Convento da Lapa, invadido por tropas portuguesas  em busca de brasileiros rebelados, aonde a então madre superiora,
[clip_image0014.jpg]
 Joana Angélica, 22 anos 
tenta  impedir o avanço dos soldados pondo-se diante das tropas e é covardemente assassinada com golpes de baioneta. Neste convento existe o  túmulo da freira, considerada mártir da independência Pouco visitado lembrado ou falado...
Ainda na Bahia Outra mulher heroína entrou para história e também para o esquecimento, pois ao lado de sua estátua mal cuidada, encontra-se as vezes lixo fezes e pouca gente querendo saber de quem se trata... Ela foi: Maria Quitéria se alistou como um soldado e foi para o campo de batalha disfarçada de homem.
 MARIA FELIPA

 MAIS ESQUECIDA E MENOS HOMENAGEADA QUE TODAS, porém não menos importante,   liderando um grupo de 40 mulheres conseguira afundiar 40 embarcações portuguesas, ainda se fala em uma façanha de dar uma surra de URTIGA/ CANSANSÃO  (planta que provoca queimaduras) em homens portugueses... 
De Maria Felipa Pouco se sabe pouco se escreveu ou preservou porém assim como muitos outros são personagens importantes da
 INDEPENDENCIA DO BRASIL.
No início de 1823, um contingente de tropas portuguesas chegou a Salvador para reforçar o efetivo militar leal a Portugal ali estacionado. O Príncipe-regente D. Pedro nomeou Manuel Pedro, para comandar as tropas leais ao Brasil, mas estas foram batidas pelos portugueses, recuando táticamente para a região do Recôncavo Baiano, uma vez que ali os habitantes eram defensores da independência.
Iniciou-se assim um cerco a Salvador, onde estavam concentrados os comerciantes e os militares portugueses. Sob o assédio, a cidade ficou incomunicável, sem receber alimentos e munições. Nesse contexto, Madeira de Melo solicitou auxílio a Portugal, enquanto que D. Pedro enviava o general francês Pedro Labatut para reforçar as tropas brasileiras.
Numa tentativa de romper o bloqueio, Madeira de Melo assumiu a ofensiva, ferindo-se a batalha de Pirajá (8 de novembro de 1822), favorável aos brasileiros, obrigando as tropas de Madeira de Melo a recuar para Salvador.
No início de 1823, a situação da capital cercada deteriorou-se rapidamente: sem alimentos, as doenças começaram a disseminar-se entre a população. Diante desse quadro, Madeira de Melo permitiu a saída dos moradores de Salvador, tendo cerca de dez mil pessoas abandonado a cidade. Em fins de maio, uma frota brasileira sob o comando do inglês Thomas Cochrane bloqueia Salvador. Compreendendo ser inútil a resistência, as tropas portuguesas rendem-se, deixando a cidade. A 2 de julho, as forças brasileiras entraram vitoriosas em Salvador.
De toda essa importante história, o que representa a Bahia é o axé, o carnaval e suas dancinhas, muita cerveja e poca cultura przervada. Visitando Salvador encontrei lixo e fezes ao lado da estátua mal cuidada e mal sinalizada de Maria Quiéria. O túmolo de Joana Angélica, só está bem cuidado e sinalizado por estar sob os cuidados da Igreja. 
MARIA FELIPA pouco se sabe menos ainda se escreveu ou registrou até mesmo as imagens atribuídas a ela não são comprovadas, existem rumores  que seus restos mortais poderiam estar na Igreja de São Lourenço, Ilha de Itaparica.
 Se formos falar de história do Brasil ela é tão grande tão valiosa quanto desrespeitada mal contada ou esquecida.
Basta ver que para a maioria dos brasileiros nunca tivemos uma GUERRA NO BRASIL e ai mais uma vez o Nordeste é o cenário e o povo nordestino atores esquecidos de um macábro espetáculo: 
A GUERRA DE CANUDOS
AÚNICA BATALHA NO MUNDO DE UM EXERCITO CONTRA O SEU PRÓPRIO POVO QUE DEVERIA SERVIR E PROTEGER! E nessa trágica história nais de 5 mil famílias de agricultores foram assassinadas mulheres estupradas, grávidas,crianças e velhos degolados esmo depois de rendidos... Uma das atuações mais covardes do Exercito Brasileiro na época o Presidente 
Prudente de Moraes quando o Rio era capital em uma ação imprudente e imoral ordenou o ataque a vila de Belo Monte  TAMBÉM NA BAHIA
matando também  seu fundador o pregador
 
ANTÔNIO CONSELHEIRO.
veja mais sobre Canudos no link abaixo
RIO DE JANEIRO A 4a CANUDOS
 E ESTE SÃO OS FRAGMENTOS
MAL PRESERVADOS DA

NOSSA HISTÓRIA DO BRASIL 
Foto acima bahiaturismo.com

CENTRO HISTÓRICO DE PORTO SEGURO UM PASSEIO INDISPENSÁVEL PARA QUEM VISITA A CIDADE
Fotos e pesquisa J. Lucena
Fonte: Biblioteca Nacional
@diariodocorcovadooficial

MARCO DA POSSE
O primeiro marco da posse, em Porto Seguro, foi instalado pelos portugueses, em 1503, três anos após o desembarque de Cabral na região. O marco atual foi instalado em 1506 
Mede 2,5 metros de altura, todo em mármore, e registra a propriedade da Coroa Portuguesa sobre a região. É o mais antigo patrimônio histórico brasileiro existente. 
A Igreja de Nossa Senhora da Pena foi a primeira construção no Brasil dedicada à devoção de Nossa Senhora da Pena. Sua construção foi iniciada em 1730 sobre as ruínas da antiga igreja matriz da então Vila.
 No entanto, a estrutura arruinou-se antes de ser concluída. Somente em 1773, quando a Coroa Portuguesa incorporou a Capitania de Porto Seguro, a Igreja foi reformulada e finalizada. 

A Igreja ainda mantém a arquitetura dos séculos XVIII e XIX com ênfase no rococó, manifestação do movimento Barroco presente principalmente na construção dos altares. 
Seu destaque é a torre com dois vãos sineiros, única na Bahia e semelhante à da Igreja do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro.
A Igreja de Nossa Senhora da Pena faz parte do centro histórico de Porto Seguro, conjunto paisagístico e arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan) em 1968

Casa de Câmara e Cadeia  data de 1756 ,

 atualmente  funcionam Museu da Cidade  e núcleo local do IPHAN, 

Capela de São Benedito construída no século XVI  faz parte do conjunto do antigo Colégio, Residência do Salvador,  primeira escola jesuítica para meninos. 
O colégio funcionou até 1759 quando o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil. Foi usada como moradia por um professor de latim até 1820. Abandonada, resistiu até 1917, quando uma firma local retirou o material da sua estrutura para construir uma serraria na Cidade Baixa. 

 Igreja Nossa Senhora da Misericórdia foi construída no ano de 1526, quando recebeu o nome de Igreja Nossa Senhora dos Passos. Hoje a Igreja é um Museu de Arte Sacra e guarda algumas raridades preciosas como a imagem de Nosso Senhor dos Passos, do ano de 1585, que tem os olhos de vidro, dentes de marfim e gotas de sangue confeccionadas com rubi. A igreja possui um estilo barroco e primitivo em seu interior, com uma decoração simples e rústica, conserva as paredes e a parte central desde sua origem, e abriga uma imagem barroca de Cristo crucificado.

FAROL DE PORTO SEGURO COM 112 ANOS DE EXISTÊNCIA










UM PASSEIO SURPREENDENTE, CULTURAL E EMOCIONANTE A CADA PASSO PERCORRIDO !

Av. Beira Mar – nº 800 – Orla Norte – Porto Seguro/Ba – Brasil – CEP 45810-000
Segunda-feira à sábado:

8:30 às 12h e 13:30 às 17h

(último grupo, entrada às 16:30).


 Visitas escolares devem ser agendadas com antecedência, através do telefone: 
(73) 3268-2586 Horário comercial
* Grupos e excursões favor agendar horário.
* Moradores de Porto Seguro e Eunápolis desconto promocional mediante comprovante de residência no nome do mesmo.

DICAS DE PASSEIOS EM PORTO SEGURO #memorialdaepopéiadodescobrimento #centrohistoricodeportoseguro #fotosemportoseguro #fotografodeviagem #paparazzoporto #historiadobrasil #poarquedodescobrimento #santacruzcabralia 



DICA ESPECIAL DO 
PORTO SEGURO IN FOCO:
Normalmente os sites de vendas de ingressos superfaturam o valor cehgando a oferecer o ingresso por quase R$ 70,00 quando na bilheteria do museu os
 preços são R$ 30 e 15 reais!


Segunda-feira à domingo, inclusive feriados.



R$ 15,00

Acima de 60 anos.
Gratuidades para crianças até 12 anos com seus pais e para pessoas com 
necessidades especiais .
(Apresentar documento na bilheteria). 



























 Igreja Nossa Senhora da Misericórdia foi construída no ano de 1526, quando recebeu o nome de Igreja Nossa Senhora dos Passos. Hoje a Igreja é um Museu de Arte Sacra e guarda algumas raridades preciosas como a imagem de Nosso Senhor dos Passos, do ano de 1585, que tem os olhos de vidro, dentes de marfim e gotas de sangue confeccionadas com rubi. A igreja possui um estilo barroco e primitivo em seu interior, com uma decoração simples e rústica, conserva as paredes e a parte central desde sua origem, e abriga uma imagem barroca de Cristo crucificado.







UN DESTINO TURÍSTICO APAIXONANTE Y REVITALIZADOR
VEJA ABAIXO O MELHOR VÍDEO SOBRE PORTO SEGURO E REGIÃO
ROTA DO DESCOBRIMENTO

e veja as melhores dicas e informaçoes sobre Santa Cruz Cabrália





Bolsas tira colo, feitas à mão todas em crochet 
com fios e fitas acetinados. 
 Acabamento fino, alça na cor prata, fecho de ímã na parte interna. 
24cm ( C ) x 16cm ( A ) 

@paparazzoporto
 AGREGANDO HISTÓRIA AO TURISMO
SANTA CRUZ CABRÁLIA TERRA MATER O PORTO SEGURO DE CABRAL
A VERDADEIRA HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO CONTADA PELO HISTORIADOR SIDRAQUE CARVALHO





























  


 AGREGANDO HISTÓRIA AO TURISMO
ALGUMAS UMA DICA VALIOSAS PARA NÃO PASSAR RIDÍCULO EM PORTO SEGURO E ADJASCÊNCIAS:
ANTES DE CRUZAR UMA FAIXA DE PEDESTRE PARE E OLHE PARA OS
 2 LADOS!
Se você está de automóvel ou motocicleta logo perceberá que a cidade não tem semáforos porém o povo nativo tem algo que a maioria dos moradores das grandes cidades não tem: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO!
Portanto trafegue na cidade no maximo a 40 por hora lá as pessoas atravessam na faixa sem nem olhar pois confiam na educação e bom senso dos motoristas. 
NAS LOJAS SE PRETENDE COMPRAR APENAS PERGUNTE SE HA DESCONTO MAS JAMAIS PONHA PREÇO NOS PRODUTOS NEM FAÇA OFERTAS DESRESPEITOSAS POIS OS LOJISTAS EDUCADAMENTE SIMPLESMENTE IRÃO LHE IGNORAR.



Bolsas tira colo, feitas à mão todas em crochet 
com fios e fitas acetinados. 
 Acabamento fino, alça na cor prata, fecho de ímã na parte interna. 
24cm ( C ) x 16cm ( A ) 

O GLAMOUR E AS BELEZAS DE PORTO SEGURO E A ROTA DO DESCOBRIMENTO
  

 AGREGANDO HISTÓRIA AO TURISMO


A verdadeira historia da chegada dos portugueses ao Brasil e todos os encantos e dicas para desfrutar da rota do descobrimento 
Aguardem!
****
***
*
LUZ NA PASSARELA

Um passeio noturno pela passarela de
 Porto Seguro!
um charmoso centro comercial com restaurantes lanchonetes,  lindas lojas e muito estilo!



 








Bolsas tira colo, feitas à mão todas em crochet 
com fios e fitas acetinados. 
 Acabamento fino, alça na cor prata, fecho de ímã na parte interna. 
24cm ( C ) x 16cm ( A ) 










 @paparazzoporto
 AGREGANDO HISTÓRIA AO TURISMO







Bolsas tira colo, feitas à mão todas em crochet 
com fios e fitas acetinados. 
 Acabamento fino, alça na cor prata, fecho de ímã na parte interna. 
24cm ( C ) x 16cm ( A ) 











@portoseguroinfoco
 AGREGANDO HISTÓRIA AO TURISMO

PORTO SEGURO IN FOCO ESPECIAL INDEPENDÊNCIA DA BAHIA
 #independenciadabahia #maraquiteria #joanaangelica, mariafelipa  #historiadecanudos #canudosba #antonioconselheiro #portoseguro
 #memorialdaepopéiadodescobrimento #centrohistoricodeportoseguro #fotosemportoseguro #fotografodeviagem #paparazzoporto #historiadobrasil #parquedodescobrimento #santacruzcabralia
#bahia