JOÃO GILBERTO O PAI DA BOSSA NOVA CARIOCA OU NORDESTRINO?

A BOSSA NOVA NORDESTINA SIM SINHÔ! 
SUA ORIGEM E SEU CRIADOR.
****
**
*
Eu morria e não sabia... Há alguns anos trabalhando com turísmo no Rio vendo o mundo encantando-se com o rítimo carioca talvez mais tão  famoso que o samba.
principalmente os turistas estrangeiros que gostam do rítimo juram que a BOSSA NOVA É CARIOCA... SÓ QUE NÃO.
Diferente de outros músicos autênticos nordestinos como Alceu Valença, Caetano, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Luiz Gonzaga, Ivete, entre outros tantos, que fizeram do Rio São Paulo e do mundo seu Palco mas que jamais deixaram de evidenciar suas origens nordestinas, João Gilberto nunca de fato se apresentou como cantor e compositor nordestino e a maioria dos brasileiros inclusive eu achava que ele era carioca de Ipanema. É fato que o ritmo agrada a poucos no nordeste, mas certamente é uma música diferenciada e como a bahia parece ser mesmo mãe de quase todos os ritmos, a Bossa Nova é também  nordestina e baiana assim como o Axé o Forró e o baião mesmo sendo certamente a menos ouvida pelos nordestinos.

Ao contrário do que o mundo pensa, e até mesmo o Brasil, a maioria dos nordestinos não sabem, e o carioca pensa que sabe, que a bossa nova seria  um ritmo tipicamente carioca mas  na verdade A BOSSA É NOSSA, assim como é o baião, o forro,  o axé,  e tantos outros ritmos que encantam o Brasil e o mundo, com melodias inigualáveis, arranjos únicos e rítimo, contagiante.
A BOSSA NOVA NÃO É CARIOCA MAS SIM O RITMO NORDESTINO ATÉ MAIS CONHECIDO INTERNACIONALMENTE QUE O FORRÓ!
A visão e capacidade de criação do povo Nordestino é cada dia mais surpreendente, principalmente os Nordestinos mais antigos que jamais se envergonhavam de seu torrão e, que ao chegarem na cidade "grande" ao invés de sucumbirem a descriminação, e tentarem ser paulistas ou cariocas que jamais serão, ao invés de tentarem se diminuir, imitando e adotando outros ritmos outras culturas muitas vezes tão menos valiosas e expressivas, estes Nordestinos se mantinham firmes humildes, discretos e conscientes do seu valor e de seus ideais, e criaram coisas jamais pensadas mostrando que a necessidade é e sempre será a mãe da criatividade duas coisas que os nordestinos tem de sobra... 
JOÃO GILBERTO ERA DA TERRA DAS CARRANCAS, uma terra cujo lema é:
 "O AMOR E O TRABALHO TUDO CONQUISTAM" 
e foi com muito amor e trabalho que este Nordestino conquistou o mundo com sua música, sua Bossa tão Nova tão nossa, TÃO NORDESTINA TÃO DO MUNDO.
João Gilberto, Nordestino NÃO da terra de PADIN PADE CIÇO, como dizem os autênticos nordestinos até hoje, referindo-se ao Padre Cícero, do JUAZEIRO DO NORTE CEARÁ, outro ícone Nordestino ainda não devidamente reconhecido no mundo...  MAS SIM DO JUAZEIRO DA BAHIA, JOÃO GILBERTO levou a música Nordestina para os ouvidos e bocas do mundo, ainda  sem grandes produções como se faz atualmente, qualquer ritmo pobre parecer música.
João Gilberto, discreto e quase sussurrando fez as batidas únicas de seu violão e sua voz ecoarem nos quatro cantos do mundo.

 E, ao contrário do que se pensa a BOSSA NOVA JAMAIS NASCERA EM IPANEMA, MAS SIM, E ASSIM COMO SEU CRIADOR, NO NORDESTE, NA BAHÍA, a terra brasileira, mãe de todos os Ritimos, Mãe do Brasil. 
veja abaixo fotos e localização da cidade de Juazeiro aonde realmente nasceu a BOSSA NOVA



Nenhum comentário:

Postar um comentário