CENTRO HIISTÓRICO DE PORTO SEGURO

CENTRO HISTÓRICO DE PORTO SEGURO UM PASSEIO INDISPENSÁVEL PARA QUEM VISITA A CIDADE
Fotos e pesquisa J. Lucena
Fonte: Biblioteca Nacional

@diariodocorcovadooficial

Foto acima bahiaturismo.com
MARCO DA POSSE
O primeiro marco da posse, em Porto Seguro, foi instalado pelos portugueses, em 1503, três anos após o desembarque de Cabral na região. O marco atual foi instalado em 1506 
Mede 2,5 metros de altura, todo em mármore, e registra a propriedade da Coroa Portuguesa sobre a região. É o mais antigo patrimônio histórico brasileiro existente. 
A Igreja de Nossa Senhora da Pena foi a primeira construção no Brasil dedicada à devoção de Nossa Senhora da Pena. Sua construção foi iniciada em 1730 sobre as ruínas da antiga igreja matriz da então Vila.
 No entanto, a estrutura arruinou-se antes de ser concluída. Somente em 1773, quando a Coroa Portuguesa incorporou a Capitania de Porto Seguro, a Igreja foi reformulada e finalizada. 

A Igreja ainda mantém a arquitetura dos séculos XVIII e XIX com ênfase no rococó, manifestação do movimento Barroco presente principalmente na construção dos altares. 
Seu destaque é a torre com dois vãos sineiros, única na Bahia e semelhante à da Igreja do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro.
A Igreja de Nossa Senhora da Pena faz parte do centro histórico de Porto Seguro, conjunto paisagístico e arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan) em 1968

Casa de Câmara e Cadeia  data de 1756 ,

 atualmente  funcionam Museu da Cidade  e núcleo local do IPHAN, 

Capela de São Benedito construída no século XVI  faz parte do conjunto do antigo Colégio, Residência do Salvador,  primeira escola jesuítica para meninos. 
O colégio funcionou até 1759 quando o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil. Foi usada como moradia por um professor de latim até 1820. Abandonada, resistiu até 1917, quando uma firma local retirou o material da sua estrutura para construir uma serraria na Cidade Baixa. 

 Igreja Nossa Senhora da Misericórdia foi construída no ano de 1526, quando recebeu o nome de Igreja Nossa Senhora dos Passos. Hoje a Igreja é um Museu de Arte Sacra e guarda algumas raridades preciosas como a imagem de Nosso Senhor dos Passos, do ano de 1585, que tem os olhos de vidro, dentes de marfim e gotas de sangue confeccionadas com rubi. A igreja possui um estilo barroco e primitivo em seu interior, com uma decoração simples e rústica, conserva as paredes e a parte central desde sua origem, e abriga uma imagem barroca de Cristo crucificado.

FAROL DE PORTO SEGURO COM 112 ANOS DE EXISTÊNCIA










Nenhum comentário:

Postar um comentário